7 Dicas para o estudante tirar o melhor proveito do EAD

4 de julho de 2020

 

 

 

  1. Rotina
    Embora o EAD permita uma agenda mais maleável de estudos, é interessante determinar horários específicos para isso, assim como um planejamento de curto e médio prazo para cumprir o cronograma do curso. Lembre-se: no EAD o protagonismo do estudante é reforçado, portanto, assuma o controle do seu desenvolvimento. 
  1. Conheça a plataforma
    Lembra quando no primeiro dia de aula na escola sua professora levava você para conhecer toda a escola, onde ficava o banheiro, a secretaria, a cantina, a quadra de esportes, o parquinho etc? No EAD também é necessário conhecer e ter familiaridade com o ambiente de estudo. Procure conhecer e dominar todas as ferramentas do seu curso. Conheça os canais de comunicação, recursos e ambientes onde serão postadas as atividades. 
  1. Evite distrações
    Estudar em casa ou nos horários de folga do trabalho é uma grande facilidade proporcionada pelo EAD. Mas é necessário buscar um ambiente e horários de maior silêncio. Evite televisão ligada, conversas paralelas, redes sociais e aplicativos de mensagens durante as suas aulas. 
  1. Não caia na tentação de achar que o EAD é fácil
    Aprender sem as cobranças presenciais da figura do professor é um desafio e tanto. Essa falsa sensação de liberdade pode colocar a perder seus projetos de desenvolvimento. EAD tem muitas comodidades, mas acredite: não é fácil estudar tendo esse grau de autonomia tão elevado em relação ao presencial. 
  1. A proatividade é fundamental
    Procure manter-se presente nos fóruns de discussão e plantões de tira-dúvidas ao ambiente virtual de aprendizagem. Use os serviços de tutoria, faça perguntas e solicite as orientações que se fizerem necessárias para o seu aprendizado.

     

  2. Mantenha seus equipamentos em ordem e atualizados
    O estudante de EAD deve ter acesso a uma internet de qualidade e computador eficiente. Mantenha em dia as configurações da sua máquina, confira sempre o funcionamento da câmera, do microfone e de outros dispositivos que façam parte da sua rotina de estudos. O funcionamento do seu computador e a velocidade do seu sinal de internet não podem ser fatores de estresse durante o seu período de estudo. 
  1. Cuide do seu corpo
    Procure aliar uma rotina de descanso, atividades físicas, boa alimentação e lazer. Um bom estudante de EAD precisa ter equilíbrio na divisão de tarefas com foco e responsabilidade.  
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.