Como aproveitar os ambientes virtuais de aprendizagem

1 de agosto de 2020

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um local virtual que possibilita a disposição de conteúdos e cursos online, permitindo a interação entre alunos e professores.

Mas como aproveitar essa ferramenta ao máximo? Vamos te dar algumas dicas:

  1. Fóruns de discussão

É importante que, mesmo a distância, exista sempre uma comunicação entre os estudantes e professor. Através dos fóruns, os estudantes podem trocar ideias, tirar dúvidas e debater a matéria. É também um espaço para o docente mostrar proximidade, esclarecer dúvidas e provocar novas discussões. 

2. Trabalho em grupo

Além dos fóruns, existe ainda a possibilidade de realizar trabalhos em grupo online e documentos cooperativos, onde toda a turma trabalha para criar algo, propiciando uma construção colaborativa do conhecimento e do conteúdo.

3. Feedbacks

Através do AVA você pode passar feedbacks de tarefas e provas, isso permite que o estudante saiba o que deve melhorar e buscar maneiras de fazê-lo. É importante lembrar que a comunicação entre o professor e o aluno é fundamental!

4. Badges

Muitos alunos possuem dificuldades em se motivar para estudar, pensando nisso, o professor pode ajudar criando um processo de recompensa, como os Badges. Assim, a cada conteúdo novo que o estudante aprender, ele vai se sentir recompensado e mais disposto a continuar com o aprendizado.

5. Vá além do normal

A maioria dos jovens já estão acostumados ao ambiente virtual, então propicie desafios que os leve a aprender com dinamismo, utilize outros meios e mídias que possam auxiliar na aprendizagem dos seus alunos. Busque ferramentas de interação, de competição, de trocas de conteúdo e que possam dinamizar suas práticas online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.