Como desenvolver a capacidade de autoaprendizagem

22 de setembro de 2021

A Autoaprendizagem ocorre quando o aluno exerce sua autonomia para estudar, estimulando seu controle e adaptação à sua própria forma de adquirir conhecimentos ou habilidades.

No começo parece ser desafiador, visto que é necessário ter disciplina e paciência consigo mesmo. Se você ainda não teve contato com essa modalidade, pode enfrentar algumas dificuldades no início.

Com a evolução da tecnologia e devido ao momento em que estamos (pandemia do Covid-19) o ensino a distância teve uma procura muito grande, o que levou muitos estudantes a se depararem com as questões relacionadas com a autoaprendizagem. Por isso, a Prosa Nova EduCultTech preparou este material para ajudar na sua preparação e autonomia.

Como iniciar a autoaprendizagem?

1. Organize-se: Para exercitar a auto aprendizagem, é necessário organização. Um dos meios para fazer isso é a criação de um cronograma. Ele pode ser criado em algum software especifico, site ou até mesmo uma planilha. O estudante autônomo deve saber e ter claro quais são seus objetivos.

2. Metas: Estabeleça metas com prazos. Isso te ajudará a cumprir todas as tarefas antes de chegar no objetivo

3. Tenha disciplina: Com a disciplina, você irá mais longe e conseguirá se organizar e cumprir metas.

4. Busque exemplos e dicas: Podemos encontrar na internet uma infinidade de vídeos e textos que auxiliam quem está iniciando no processo de autoaprendizagem.

Como funciona?

Uma das formas da Autoaprendizagem acontecer é por meio do EAD (Ensino a Distância) e do ensino remoto (alternativa temporária com conteúdos pensados para o ensino presencial). Estes modelos dispõe de uma flexibilidade que não é encontrada no meio convencional de ensino, ao mesmo tempo que torna o aluno mais responsável perante suas tarefas, incentiva a curiosidade, a autoconfiança e principalmente a disciplina.

Leia também: O que é Ensino a Distância – EAD

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.