Como fazer um roteiro para videoaula

25 de junho de 2021

Antes de começar a gravar sua aula é fundamental ter planejado seu desenvolvimento e o que você irá dizer. O roteiro é a ferramenta perfeita para isso e abaixo te damos o passo a passo de como fazer o seu.

Um dos modelos mais comuns de roteiro para vídeos são os de 2 colunas. Na coluna da direita é escrita toda a informação que será falada, isso facilita para você não se perder, além de simplificar processos de legendagem e do Teleprompter, pois a fala já está transcrita.

Já na coluna da esquerda será indicado todo tipo de informações visuais que você queira no seu vídeo. Por exemplo, quando vai entrar uma palavra-chave ou de destaque sobre o tema, uma imagem, vídeo, uma citação e o que mais você puder imaginar.

1. Início, meio e fim

O seu roteiro deve possuir início, meio e fim. Para que a aula não comece abrupta é indicado fazer uma abertura, uma apresentação sua enquanto professor e introdução do tema. Esse será o começo do vídeo.

Após explicado todo o conteúdo faça uma despedida, finalizando a videoaula. Antes do término você também pode fazer uma pequena revisão, retomando os principais tópicos que foram abordados.

2. Separe em Tópicos

Se o seu conteúdo é muito grande busque separá-lo em tópicos, isso auxilia no aprendizado do estudante e não torna a sua videoaula maçante.

3. Cada bloco uma ideia

Busque em cada célula da coluna direita inserir uma ideia ou assunto do tema a ser abordado. Isso deixará o roteiro organizado e você saberá onde ocorrem as pausas mais longas, além de facilitar caso tenha errado e precise retornar a gravação do último assunto.
Se a sua aula já estiver dividida em tópicos, será mais fácil visualizar esse processo.

4. Especifique as informações visuais

Quando estamos fazendo os apontamentos na coluna esquerda do roteiro é comum apenas apontarmos de forma geral e abrangentes, tal como: “Colocar alguma imagem de computador”, por exemplo. Contudo, esse não é o melhor método. Aconselhamos que se coloque as informações visuais nesta coluna, no caso de uma imagem a cole junto do link da fonte, para que se saiba de onde ela foi retirada. Assim seu roteiro estará mais completo e exato, além de economizar tempo na hora da edição.

5. Informações visuais condizentes

Como saber que informação visual inserir? Lembre-se que essas informações servem para auxiliar o aluno no entendimento do conteúdo e para tornar o vídeo mais dinâmico. Uma dica é inserir informações relevantes com o tema. Por exemplo, se você está falando de determinado conteúdo como esportes, insira vídeos e imagens no momento da sua fala. Em outro post já demos dicas de onde você pode encontrar tanto imagens pagas, quanto gratuitas para seus projetos, além de ilustrações que também são uma ótima opção.

Você também pode reforçar a mensagem com palavras de destaque e citações em tela.

Uma outra dica sobre as informações visuais é colocá-las próximas de onde devem entrar na fala, assim seu roteiro ficará bem organizado e você não irá se perder na hora da gravação, tampouco no momento da edição do vídeo.

6. Tamanho das informações visuais

Esse tópico se refere principalmente a imagens, vídeos e telas de apresentação. Lembre-se que seu vídeo terá uma determinada resolução, o mais comum é o Full HD (1920 x 1080 p). Assim, para que não haja perda de qualidade nas suas informações visuais, é aconselhável que no momento da escolha seja dada preferência para imagens da mesma resolução ou até maiores. Em bancos de imagem, por exemplo, é possível escolher o tamanho da imagem.

7. Quanto tempo minha videoaula tem?

Antes de gravarmos a videoaula é importante estipularmos um limite de tempo, mas como saber se o tanto escrito no roteiro condiz com o limite de tempo estipulado anteriormente? Para isso sugerimos usar o site StartStudio. Nele, basta colar o texto do roteiro ver quanto tempo sua aula terá.

Ainda com dúvidas quanto a como fazer sua videoaula? Você pode conferir nossos outros posts, onde te mostramos como gravar com seu celular e damos algumas dicas de como escolher seu figurino, além de um tutorial de gravação completo e sugestões de aplicativos de teleprompter para a hora da gravação.

Precisa de ajuda para o seu projeto ou quer montar algum? Entre em contato conosco!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.