As melhores ferramentas de screencast para sua aula

30 de novembro de 2020

Screencast é a gravação da tela do computador, sendo utilizada para tutoriais, gameplays ou simplesmente mostrar algo durante sua vídeo aula. Abaixo te indicamos 4 ferramentas que oferecem esse serviço de modo gratuito.

  1. Webinaria 

O primeiro da nossa lista é um software de código livre. O Webinaria permite, além da gravação da tela do desktop, a captura das imagens da webcam e o som do microfone. Ele também possui um editor integrado, o arquivo final é ofertado em .AVI, mas com a opção de exportar em .FLV.

O Webinaria está disponível apenas para o sistema Windows.

  1. Camstudio 

O CamStudio é um software gratuito. Ele grava o vídeo e áudio da tela de seu PC, além de acessar sua câmera permitindo que o seu rosto apareça durante seu screencast. 

Os arquivos finais são salvos em .AVI, mas o aplicativo permite exportar em .SWF também.

  1. SmartPixel 

O SmartPixel foi desenvolvido com foco para games, mas também pode ser utilizado para o seu projeto. O aplicativo é um gravador de tela para iniciantes, possibilita ainda gravar  da webcam com facilidade. Os arquivos finais  são otimizados e gravados em HD, contudo é usado uma tecnologia que diminui o espaço que ocupam no seu disco.

Há ainda uma versão paga do software para quem esteja procurando recursos avançados e efeitos de vídeo.

4. Krut Recorder Computer

O Krut Recorder Computer possibilita escolher a parte da tela que será gravada, além de permitir  a integração de som do seu microfone e imagem ao mesmo tempo. Ele proporciona 3 tipos de exportação: Apenas o vídeo no formato .MOV, o vídeo e áudio no formato .MOV e apenas o áudio em .WAV.

Por ser desenvolvido em Java ele consegue rodar na maioria dos sistemas operacionais. 

5. Scre.io

Se você procura uma ferramenta mais intuitiva, a Scre.io é ideal para isso. Sua interface é bem fácil de mexer e permite a gravação de todo o desktop, de uma janela ou de apenas uma aba em específico. Você também tem a opção de gravar o áudio ambiente ou apenas o áudio do desktop. Como não há um limite de tempo de gravação você pode utilizá-la para gravar aquelas aulas mais longas.

Ela está disponível como extensão no Google Chrome ou para fazer o download no Windows ou Mac.

6. Vimeo Record

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Vimeo, um site bem conhecido de upload e compartilhamento de vídeos. Ele agora possui o Vimeo Record, um gravador de tela e webcam gratuito. Apesar de gravar um máximo de duas horas por vídeo, ele permite fazer um número de gravações ilimitadas.

A ferramenta está disponível como extensão no Google Chrome.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.