Como fazer verificação de plágio no Google Docs

1 de abril de 2021

A internet simplificou muito a troca de informações pelos usuários do mundo todo. Hoje podemos ler textos em PDF, compartilhar textos acadêmicos, livros, entre outros. O lado negativo é que ficou muito mais difícil de verificar os direitos autorais, justamente porque ficou fácil simplesmente “copiar e colar” trabalhos e ideias de outras autorias, muitas vezes sem citar as fontes ou referências.

 Para combater esse problema, surgiram os detectores de plágio – softwares desenvolvidos para identificar trechos que foram copiados e que ainda localizam onde o texto original foi publicado. Assim, ficou mais fácil de identificar essas práticas ilegais.

Em outubro de 2020, O Google adicionou novas ferramentas ao Google Docs. Agora é possível adicionar complementos e recursos específicos de terceiros, incluindo complementos de verificação de plágios, que vão checar no seu próprio documento do Google Docs se há alguma cópia ou não.

Para adicionar um complemento no Google Docs, é só seguir os passos abaixo: 

1. Ao abrir seu Google Docs, você verá uma barra na lateral direita, onde estão localizados os ícones das ferramentas “Google Agenda”, “Google Keep” e “Google Tarefas”. Abaixo você verá o sinal de “+”. Clique sobre ele para instalar complementos.

2. Será aberto o Google Workspace Marketplace, já com alguns complementos que podem ser adicionados ao seu Google Docs. Há milhares de ferramentas disponíveis para você pesquisar e baixar.

3. Após encontrar o complemento que deseja instalar, clique nele para abrir a página do app. Depois, clique em “Instalar” e em “continuar”.

Pronto! Agora você vai ser direcionado para confirmar a sua conta e a ferramenta já será instalada.

Quais complemetos de plágio você pode encontar?

Aqui listamos algumas ferramentas de plágio que pocê pode instalar no seu Google Docs.

1. PlagiarismCheck.org

Essa foi uma ferramenta inicialmente desenvolvida para estudantes e professores de universidades. Ela escaneia o seu documento e fornece relatórios contendo informações detalhadas sobre as fontes que tenham sido plagiadas ou que foram citadas incorretamente.

2. Plagium

O Plagium é uma ferramenta que utiliza uma técnica que divide o texto em frases menores para serem pesquisados e comparados na internet de forma mais detalhada, resultando em uma lista mais limpa de possíveis documentos plagiados.

3. PlagiarismSearch 

O PlagiarismSearch é desenvolvido para checar a autenticidade dos documentos, trabalhando de forma ainda mais efetiva no Google Docs. Basta apenas adicionar a extensão para usá-la.

4. ProWritingAidO ProWritingAid é um programa 2 em 1: uma ferramenta que faz a revisão do seu texto (corrigindo gramática e estrutura, encontrando palavras repetidas e eliminando palavras vagas) e faz a detecção de plágios. No entanto, a versão gratuita checa apenas as primeiras 500 palavras do documento. Para um relatório completo, é preciso adquirir a versão premium.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.