Veja como foi o lançamento do livro Opa

30 de setembro de 2020

Veja como foi o lançamento do livro Opa

Lançamento Drive Thru do livro “Opa”

No sábado, 26 de setembro de 2020, houve o lançamento do livro Opa no Museu da Vida em Curitiba. Foi o primeiro lançamento de livro no Brasil em sistema drive thru!

O autor, Adilson Farias, estava autografando os livros e entregando os exemplares dentro das normas necessárias para a proteção da saúde de todos. Os compradores dos livros não precisaram descer do carro.

A bonita relação entre uma netinha e seu avô, o Opa!

 

O livro Opa é sobre a relação entre avô — que sofre do mal de Alzheimer — e neta. Na perspectiva da menina, a história se desenrola enquanto o vovô conta para a netinha todas as aventuras que viveu e explica como funciona cada uma de suas invenções, como a moto a vapor e o carro movido a vela.

Opa é um inventor e aventureiro avô que está sempre com um exuberante chapéu cheio de lâmpadas. A neta sabe que é no chapéu que ele guarda todas as suas ideias e histórias. E o que ela mais gosta é de escutar as aventuras dele.

E, de repente, enquanto a menina escuta mais uma das histórias, ela percebe que uma lâmpada se apaga e que seu Opa está se esquecendo das coisas. Aos poucos, mais lâmpadas vão se apagando, o que irá mudar a relação entre os dois e provocar novas e emocionantes aventuras.

Sobre o projeto

 

Tudo começou com um personagem. Uma vida. Uma família. Uma história.

Foi mais ou menos assim que nasceu o projeto Opa, inspirado no sogro do autor Adilson Farias. Opa é uma obra de literatura infantojuvenil que mergulha no universo de convivência entre uma criança e seu avô durante o processo de evolução do mal de Alzheimer. Com o livro elaborado já na cabeça, o ilustrador procurou a editora Prosa Nova. Juntos, o autor Adilson e os editores, Celina e Luiz Andrioli, criaram o projeto para o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), com o apoio da Copel.

Esse é o primeiro trabalho de Adilson Farias como autor, com a Prosa Nova e com o uso da lei de incentivo. O ilustrador comenta que “o projeto pela lei de incentivo é algo agregador em muitos sentidos. É uma maneira eficiente de levar a cultura para as pessoas e gera renda para muitos envolvidos no circuito. Mas, o principal ponto, a meu ver, é ter a liberdade de expressar minha arte como acredito que deva ser”

O Profice é uma lei estadual que tem como intuito incentivar a produção artística e facilitar o acesso da comunidade à cultura. Adilson acrescenta que “como é algo comum sentido mais artístico e menos comercial, gera muito mais envolvimento e verdade no que procura passar aos leitores”.

“Este é o terceiro livro publicado pela Prosa Nova como editora”, conta Celina que, além de mestra em história, também é empreendedora cultural desde 2014. O projeto Opa tem grande relevância na forma como a sociedade se organiza atualmente. Celina afirma que “as pessoas estão envelhecendo mais e doenças como o Alzheimer se tornam cada vez mais comum e não sabemos como lidar com isso”. Por isso, temas como esse estão se tornando recorrentes na sociedade. “A gente percebe que tem um movimento no sentido de falar sobre o Alzheimer”, explica a produtora cultural.

Adilson Farias, autor e ilustrador do livro “Opa”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.