A tecnologia pode ajudar na formação de novos e bons leitores?

13 de setembro de 2021

A tecnologia pode ajudar na formação de novos e bons leitores?


Novos tempos, novos desafios e novos caminhos para a formação do leitor digital

Em plena Era Digital, praticamente tudo acontece on-line, seja em computadores ou em smartphones. Nossa vida fica concentrada nesses dispositivos, que preenchem nosso tempo e acabam substituindo outras formas de aprender, de trabalhar e de se conectar com o outro e com o que acontece ao nosso redor.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso de Literatura Digital. Uma proposta que traz alternativas didáticas e pedagógicas para o uso de tecnologias que facilitem a formação de novos e bons leitores. 

O grande desafio é transformar esses dispositivos digitais em instrumentos de acesso à Literatura e oferecer aos nossos leitores o incentivo e a motivação necessários para que o ato de ler não se perca em meio a tantas distrações e possibilidades virtuais.

O curso foi totalmente estruturado para atender essa demanda e preparar educadores, mediadores e agentes de leitura a utilizarem os infinitos recursos digitais para identificar oportunidades, traçar caminhos literários e colaborar para a formação de leitores digitais. 

São 32 horas de estudo, distribuídas em um material totalmente estruturado e sequenciado, que vai permear as discussões acerca do tema principal. Conceitos, obras, acervos digitais, ferramentas de leitura, análise aprofundada do cenário atual e prospecções para o futuro da literatura on-line fazem parte das principais abordagens do curso.

Uma oportunidade única e inédita para o participante entender como usar o potencial dos dispositivos digitais para reforçar o consumo de Literatura entre adolescentes e jovens!

Preparado para esse desafio? Então, embarque com a gente nessa jornada e participe da construção dos nossos novos leitores digitais!

Para se inscrever, CLIQUE AQUI e faça parte dessa história!

O que vamos estudar

O curso está dividido em quatro módulos e abordará os seguinte temas:

Módulo 1: Acervos Digitais 

(Professora Edna Chimenez

  • 1. A preservação dos arquivos e o acervo digital
  • 2. Acervos digitais gratuitos, obras e audiolivros
  • 3. Divulgação dos acervos digitais e os direitos autorais 
  • 4. Apresentação de acervos literários – incentivando a leitura

Módulo 2:  A Leitura Digital

(Professor Edgar Kirchof)

  • 1. Leitura em ambiente digital
  • 2. Benefícios e limitações dos novos formatos
  • 3. Práticas de leitura de obras digitais com crianças e jovens
  • 4. O acesso aos livros no ambiente digital 

Módulo 3: Ferramentas Digitais de Leitura 

(Professora Fernanda Bogoni)

  • 1. Cultura digital: uma odisséia no ciberespaço
  • 2. A literatura no contexto digital
  • 3. Leitor digital: quem é e onde vive
  • 4. Ferramentas de leitura digital

Módulo 4: A Formação do Leitor Digital 

(Professora Erika Vilas Boas e professor Herson Haag

  • 1. O que é texto? Gêneros textuais e suas possibilidades no meio digital
  • 2. Ser leitor na era digital: físico ou virtual
  • 3. Ferramentas para captar novos leitores e desafiar os “veteranos” 
  • 4. Educação digital para o consumo da literatura (formação do leitor digital)

Como será nosso cronograma

No decorrer de um mês, você terá acesso a uma trilha de aprendizagem estabelecida para os quatro módulos do curso. Cada módulo terá duração de uma semana e as atividades serão liberadas gradativamente no ambiente virtual de aprendizagem. Confira como será a programação dos seus estudos:

Dia 16/09 [19h30] : Live tira-dúvidas com o jornalista e escritor Luiz Andrioli, responsável pelo projeto

A live acontecerá na página da Prosa Nova, no Instagram. Para acompanhar, basta acessar e seguir @prosanovaeducult 

Dia 20/09: Início Módulo 1: Acervos Digitais 

  • 20/09 – [19h30] Live de apresentação do módulo, transmitida pelo Youtube.
  • 21/09 – Liberação do conteúdo da seção 1: A preservação dos arquivos e o acervo digital
  • 22/09 – Liberação do conteúdo da seção 2: Acervos digitais gratuitos, obras e audiolivros
  • 22/09 – Liberação do conteúdo da seção 3: Divulgação dos acervos digitais e os direitos autorais
  • 23/09 – Liberação do conteúdo da seção 4: Apresentação de acervos literários – incentivando a leitura

Dia 27/09: Início Módulo 2:  A Leitura Digital

  • 27/09 – [19h30] Live de apresentação do módulo, transmitida pelo Youtube.
  • 28/09 – Liberação do conteúdo da seção 1: Leitura em ambiente digital
  • 29/09 – Liberação do conteúdo da seção 2: Benefícios e limitações dos novos formatos
  • 30/09 – Liberação do conteúdo da seção 3: Práticas de leitura de obras digitais com crianças e jovens
  • 01/10 – Liberação do conteúdo da seção 4: O acesso aos livros no ambiente digital

Dia 04/10: Início Módulo 3: Ferramentas Digitais de Leitura 

  • 04/10 – [19h30] Live de apresentação do módulo, transmitida pelo Youtube.
  • 05/10 – Liberação do conteúdo da seção 1: Cultura digital: uma odisseia no ciberespaço
  • 06/10 – Liberação do conteúdo da seção 2: A literatura no contexto digital
  • 07/10 – Liberação do conteúdo da seção 3: Leitor digital: quem é e onde vive
  • 08/10 – Liberação do conteúdo da seção 4: Ferramentas de leitura digital

Dia 11/10: Início Módulo 4: A Formação do Leitor Digital 

  • 11/10 – [19h30] Live de apresentação do módulo, transmitida pelo Youtube.
  • 12/10 – Liberação do conteúdo da seção 1: O que é texto? Gêneros textuais e suas possibilidades no meio digital
  • 13/10 – Liberação do conteúdo da seção 2: Ser leitor na era digital: físico ou virtual
  • 14/10 – Liberação do conteúdo da seção 3: Ferramentas para captar novos leitores e desafiar os “veteranos” 
  • 15/10 – Liberação do conteúdo da seção 4: Educação digital para o consumo da literatura (formação do leitor digital)

 

Saiba mais:

INCENTIVO:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.