Live sobre envelhecimento saudável

1 de março de 2020

Live sobre envelhecimento saudável

Live sobre envelhecimento saudável

Prosa Nova Produções Culturais promove debate formativo
sobre o universo dos idosos com foco nos profissionais de educação

A Prosa Nova Produções Culturais tem o prazer de convidá-lo(a) para uma live (gravada em 17/08/2020) sobre o Alzheimer e outras questões importantes a respeito do universo dos idosos. As atividades fazem parte do Projeto Opa, livro infanto-juvenil de autoria de Adilson Farias, que retrata a história de uma netinha com o seu avô acometido pela doença. A transmissão faz parte de uma série de atividades de contrapartida que estamos realizando, visto que as ações são custeadas pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), com apoio da Copel.

Sobre o Livro

De autoria de Adilson Farias, o livro infanto-juvenil “Opa” retrata a história de Nina e seu avô, Opa, acometido pela doença do Alzheimer. Opa é um inventor e aventureiro avô que está sempre com um exuberante chapéu cheio de lâmpadas. Sua neta, Nina, sabe que é no chapéu que ele guarda todas as suas ideias e histórias. Mas, de repente, a menina percebe que algumas lâmpada estão se apagando e que o seu avô está trabalhando em uma invenção secreta. “Opa” é mais uma produção da Prosa Nova Produções Culturais.

 

Uma bonita relação entre uma netinha e seu avô, o Opa!

 

O livro Opa é sobre a relação entre avô — que sofre do mal de Alzheimer — e neta. Na perspectiva da menina, a história se desenrola enquanto o vovô conta para a netinha todas as aventuras que viveu e explica como funciona cada uma de suas invenções, como a moto a vapor e o carro movido a vela.

Opa é um inventor e aventureiro avô que está sempre com um exuberante chapéu cheio de lâmpadas. A neta sabe que é no chapéu que ele guarda todas as suas ideias e histórias. E o que ela mais gosta é de escutar as aventuras dele.

E, de repente, enquanto a menina escuta mais uma das histórias, ela percebe que uma lâmpada se apaga e que seu Opa está se esquecendo das coisas. Aos poucos, mais lâmpadas vão se apagando, até que um dia a netinha percebe que o vovô teve que partir para uma última aventura, deixando seu exuberante chapéu cheio de histórias e ideias para ela.

Serviço

Participantes

  • Marleth Silva

    Jornalista com 28 anos de experiência profissional. Trabalhou em veículos como Veja, Jornal do Brasil, UOL e Gazeta do Povo. Atuou na criação e implantação do programa Ler & Pensar (Grupo GRPcom) de incentivo à leitura nas escolas. Estudou a União Europeia na Fondation Journalistes en Europe, na cidade de Paris. Tem Mestrado em Comunicação na University of Westminster, em Londres. Autora dos livros “O Amigo das Estrelas” (Editora Lê) e “Quem Vai Cuidar de Nossos Pais?”, publicado pela Editora Record.
  • José Mário Tupiná Machado

    Médico especialista em Geriatria. Tem Doutorado em Gerontologia Biomédica. É Professor de Geriatria da Escola de Medicina da PUCPR e Supervisor do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Curitiba. Presidente da ABRAz PR (Associação Brasileira de Alzheimer – secção Paraná).
  •  Celina Fiamoncini Andrioli

  • Diretora de Planejamento da Prosa Nova Produções Culturais. Historiadora e fotógrafa. Editora do livro “Opa”. 

  • Luiz Andrioli (mediação)

    Escritor e Jornalista. Diretor de Conteúdo e Negócios da Prosa Nova Produções Culturais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.