Saiba o que é Ensino a Distância – EAD

14 de setembro de 2021

O que é “EAD”?

EAD é uma sigla que significa “Ensino a distância”, sendo uma modalidade de ensino que ocorre preferencialmente online, com a interação dos alunos e professores por diversas ferramentas que possibilitam encontros remotos. Elas simulam muito bem o ambiente de uma sala de aula e permitem outros tipos de interações além do que ocorre no presencial. Além das aulas, há textos e conteúdos que são disponibilizados pelo professor, para que o aluno possa estudar antes e após a aula.

Essa modalidade é interessante para estudantes que buscam uma qualificação e que não têm tempo para acompanhar o ensino presencial. O horário flexível dá a oportunidade do aluno assistir às aulas gravadas caso ocorra algum imprevisto. Além disso, os custos demandados (quando em faculdades/escolas/cursos particulares) dos cursos EAD são 60% menores do que os presenciais, tornando-o mais acessível e atrativo.

Como o ensino a distância funciona?

Há dois modos de como o EAD pode funcionar: semipresencial, quando há aulas online e presenciais, que normalmente são disciplinas práticas e a 100% online. As aulas normalmente são ministradas por professores que também lecionam nos ensinos presenciais.
Além das aulas, há fóruns, grupos de estudo e também materiais complementares que os docentes disponibilizam, como textos, artigos acadêmicos e slides. As avaliações podem ser feitas por questionários realizados pelos professores, trabalhos e formulários online.

Quais as vantagens?

O ensino a distância possui várias vantagens, entre elas:

Flexibilidade:
A flexibilidade de horários permite ao aluno organizar seus próprios cronogramas, deixando de depender de horários fixos e dando maior autonomia para o mesmo.

Acessibilidade: Há uma maior acessibilidade, pois o aluno não precisa se deslocar até a instituição de ensino e os custos são menores do que o ensino particular presencial.

Diploma valorizado: Você não precisa se preocupar que no EAD o seu currículo não será desvalorizado ou menos atrativo do que os das pessoas que se formaram nos ensinos presenciais, pois o valor do diploma é o mesmo.

Fácil acesso: Basta você ter acesso a internet e um suporte para acessá-la, como computador, celular, tablet ou notebook.

Crescimento no Brasil
As matrículas em cursos EAD (Ensino a distância) no Brasil cresceram quase 20% no ano de 2021. No cenário mundial criado pós pandemia de Covid 19, o ensino a distância foi inserido em várias faculdades e até no ensino básico, trazendo mais flexibilidade e demandando uso de tecnologia. A modalidade foi também implementada em várias instituições que anteriormente eram totalmente presenciais, como algumas universidades federais do país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.