Rodas de Leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura

16 de março de 2022

Rodas de Leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura, criado pela Prosa Nova e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), é uma iniciativa de sensibilização dos jovens e adolescentes de escolas públicas para uma ressignificação da masculinidade e a criação de uma relação saudável entre os gêneros.

O tema é complexo, mas extremamente necessário para formar, com protagonismo e autonomia, estudantes capazes de propor um novo modo de ver o mundo e interpretar a sua realidade, fazendo a diferença nos ambientes em que estão inseridos. E a Prosa Nova acredita que a Cultura, e aqui a Literatura, é um importante veículo dessa transformação de vidas e perspectivas.

Para os oito encontros, cada um em uma escola e discutindo um livro diferente, o projeto prevê a doação das obras, que passarão a integrar o acervo das instituições. 

As rodas de leitura serão conduzidas pelo jornalista e crítico literário Jonatan Silva e pelo psicólogo Everton Vieira, que discutirão importantes obras literárias a partir da perspectiva da masculinidade. São livros clássicos e contemporâneos, de autores brasileiros e estrangeiros, que ajudam a criar um mosaico das muitas formas de entender o lugar do homem na sociedade, desconstruindo valores tóxicos e ultrapassados.

Fazem parte do projeto:

Entretanto, o processo de repensar e recriar a masculinidade não é mecânico, ao contrário, é uma caminhada que envolve toda a comunidade escolar. Por isso, além dos encontros para debate sobre as obras, o projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura prevê também a disponibilidade de conteúdos adicionais para aprofundamento e ampliação dos olhares sobre o tema, como:

  • Duas exibições de filmes com temas relacionados à masculinidade;
  • A criação de vídeos gravados por atores interpretando trechos de cada uma das obras;
  • Oficinas de formação para que os professores sejam capacitados para lidar com temas correlatos à equidade entre gêneros;
  • Oficinas literárias para os estudantes;
  • Edição em áudio das rodas de leitura para veiculação no Prosa Nova Podcast, apresentado pelo escritor e jornalista Luiz Andrioli.

Muito mais que um debate literário, o projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura é uma proposta de acessibilidade e mediação cultural, reforçando o seu compromisso da Prosa Nova em fomentar Cultura e Educação por meio das novas tecnologias com inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.