Rodas de Leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura

16 de março de 2022

Rodas de Leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura, criado pela Prosa Nova EduCultTech e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), é uma iniciativa de sensibilização dos jovens e adolescentes de escolas públicas para uma ressignificação da masculinidade e a criação de uma relação saudável entre os gêneros.

O tema é complexo, mas extremamente necessário para formar, com protagonismo e autonomia, estudantes capazes de propor um novo modo de ver o mundo e interpretar a sua realidade, fazendo a diferença nos ambientes em que estão inseridos. E a Prosa Nova EduCultTech acredita que a Cultura, e aqui a Literatura, é um importante veículo dessa transformação de vidas e perspectivas.

Para os oito encontros, cada um em uma escola e discutindo um livro diferente, o projeto realizou a doação das obras, que passaram a integrar o acervo das instituições. 

As rodas de leitura foram conduzidas pelo jornalista e crítico literário Jonatan Silva e pelo psicólogo Everton Vieira, que discutiram importantes obras literárias a partir da perspectiva da masculinidade. São livros clássicos e contemporâneos, de autores brasileiros e estrangeiros, que ajudam a criar um mosaico das muitas formas de entender o lugar do homem na sociedade, desconstruindo valores tóxicos e ultrapassados.

Foram trabalhados os seguintes livros:

E os filmes:

Clique nos links para conhecer as páginas de cada roda de leitura, ouvir os podcasts e assistir aos vídeos produzidos.

O processo de repensar e recriar a masculinidade não é mecânico, ao contrário, é uma caminhada que envolve toda a comunidade escolar. Por isso, além dos encontros para debate sobre as obras, o projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura também disponibilizou conteúdos adicionais para aprofundamento e ampliação dos olhares sobre o tema, como:

  • A criação de vídeos gravados por atores interpretando trechos de cada uma das obras;
  • Oficinas de formação para que os professores sejam capacitados para lidar com temas correlatos à equidade entre gêneros;
  • Oficinas literárias para os estudantes;
  • Edição em áudio das rodas de leitura para veiculação no Prosa Nova Podcast, apresentado pelo escritor e jornalista Luiz Andrioli.

Muito mais que um debate literário, o projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura é uma proposta de acessibilidade e mediação cultural, reforçando o seu compromisso da Prosa Nova EduCultTech em fomentar Cultura e Educação por meio das novas tecnologias com inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.

Depoimentos

Rebecca Mendes
Colégio Euzébio da Mota
Curitiba, Paraná.
Estudante.

“Eu acho que o incentivo de ler é algo extraordinário que deve ser muito usado. Eu li o livro “Um Certo Capitão Rodrigo” e eu acho que isso me abriu ferramentas para aprender mais sobre gramática, assuntos do cotidiano como o machismo e que isso torna as pessoas mais evoluídas mentalmente.”

Cintia Magdalena Lucena de Britto de Gois
Colégio Estadual Dom Orione.
Curitiba, Paraná.
Professora da Rede Estadual de Ensino. Formada em Letras Português/ Inglês.

“A proposta do projeto é de grande valia, pois a sociedade passa por momentos difíceis em relação ao papel da mulher na sociedade e também ao aumento de casos de feminicídios no mundo. Trazer um olhar mais atento a estas questões e mostrando aos jovens e adolescentes essa visão diferenciada, com certeza, trará uma atenção maior do assunto para a vida dos estudantes que participaram da roda de conversa.”

Everton Jorge Balbino
Colégio Estadual Euzébio da Mota.
Curitiba, Paraná.
Graduação em Língua Portuguesa,
Especialização em Educação Especial,
Professor da rede Estadual de Educação;

“Os objetivos do projeto, trazem leitura de narrativas e relações com a realidade, o que foi ótimo para trabalhar com os alunos. Vi que a parte difícil é trazer a leitura de modo a se transformar em hábito. Trazer o aluno a ler, e entender novos conhecimentos por meio de uma análise de ficção, acaba sendo um desafio no primeiro ano do ensino médio, porém, claramente tivemos retorno muito positivo com aqueles alunos que se dedicaram. Tiveram espaço e tempo para compreender, debater e expressar. A dinâmica do projeto também se mostra uma nova metodologia a ser utilizada.”

Jaqueline Barbosa Murta
Colégio Angelo Volpato.
Curitiba, Paraná.
Licenciada em Letras: Português e Literatura. Pós-graduação em Língua Portuguesa; Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas.

“O projeto trouxe uma nova perspectiva de leitura da obra de Jules Verner. As dimensões de olhares para temas atuais se fazem presente e podemos realizar um estudo comparado e Intertextual dentro da disciplina de Literatura.”

Inscreva-se na Prosa News, a newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.