Podcast: você sabe o que é esta mídia?

10 de setembro de 2021

O Brasil é o segundo país do mundo que mais consome Podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mas afinal, o que é um podcast?

São programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer momento e em qualquer lugar, pois estão disponíveis em plataformas de streaming, como Google Podcasts, Spotify e Deezer. Eles podem ser acessados com e sem internet. Para ouvir offline, é necessário baixar o conteúdo para o aparelho. 

A podosfera é um ambiente muito rico, com uma enorme diversidade de assuntos. O consumo de podcasts pode ser para fins de entretenimento e/ou educação, sendo possível ouvir os episódios individualmente ou assinar seus programas preferidos. .

Como o Podcast surgiu?

O termo vem da junção de “iPod” (reprodutores de mídia portáteis da marca Apple) e “broadcast” (radiodifusão). Em 2004 foi usado pelo jornal britânico The Guardian, mas ainda não se referia ao podcast que conhecemos hoje. No mesmo ano, o ex-VJ¹ da MTV, Adam Curry e o desenvolvedor de softwares, Dave Winner, criaram um programa chamado “iPodder”, que permitia baixar automaticamente transmissões da Internet para iPods. A partir de então, o termo passou a ser usado como conhecemos hoje em dia.

Como gravar um podcast

Nós, da Prosa Nova, realizamos um tutorial para você que tem interesse em gravar seus próprios podcasts. Clique AQUI.

Além dos nossos tutoriais, também possuímos nosso próprio podcast, o Prosa Nova Podcast, no qual são abordados temas como Educação, Cultura e Tecnologia.
Para saber mais, clique AQUI.

¹ Denominação dada às práticas artísticas relacionadas com a performance visual em tempo real

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na Newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.